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Mídia em elevadores: uma solução que você já deveria conhecer

Muitas pessoas se deparam com a mídia em elevadores no cotidiano e, mesmo sem perceber, acabam sendo impactadas pelas mensagens transmitidas. Porém, diversas empresas ainda não exploram todo o potencial dessa solução.

Esse tipo de mídia, quando bem utilizada, colabora diretamente com os resultados de marketing. Ela é uma forma discreta, mas poderosa, de ocupar um tempo ocioso de pessoas, ajudando marcas a se tornarem mais conhecidas e lembradas.

Neste conteúdo, saiba mais sobre a mídia em elevadores e seus impactos nas estratégias de marketing e divulgação de empresas!

O que é e como funciona a mídia em elevadores?

A mídia em elevadores é um tipo de publicidade OOH (out of home). Essa expressão em inglês significa “fora da casa” e se refere a qualquer tipo de comunicação ou propaganda em locais públicos. 

Na prática, trata-se de uma forma de divulgação feita onde há uma grande quantidade de pessoas circulando regularmente — como os elevadores. Mas como esse tipo de mídia funciona?

Essa solução consiste na exibição de anúncios em vídeo em painéis digitais de elevadores de prédios comerciais, residenciais e corporativos. Além disso, ela pode estar presente em shoppings, hotéis, universidades e academias.

Geralmente, os anúncios nesse tipo de mídia duram de 10 a 30 segundos e podem aparecer 24 horas, dependendo do edifício. Trata-se de um formato estratégico, baseado em presença constante e repetição.

Quando essa mídia começou a ser usada?

A utilização de telas em elevadores começou a ganhar força nos anos 2000. Na época, ela foi impulsionada pela digitalização dos espaços, pela busca por formatos publicitários menos invasivos e pelo crescimento de condomínios nas grandes cidades.

No início, muitas vezes havia apenas quadros com cartazes impressos. Com o tempo, esses espaços evoluíram para painéis digitais, o que permitiu atualizações em tempo real, segmentação de conteúdo e mais dinamismo na comunicação.

Já é possível, por exemplo, definir em quais prédios uma campanha será exibida, programar horários específicos e até trocar os anúncios em tempo real. Essa mudança transformou os elevadores em canais estratégicos de marketing local, aproximando empresas do público que realmente interessa.

Segundo o Elevator Advertising Market Report, o mercado global de publicidade em elevadores foi avaliado em US$ 12 milhões em 2024. A projeção é que ele atinja US$ 30 milhões até 2033, mostrando uma tendência de crescimento contínuo e alta demanda devido à sua relevância.

Quais as principais vantagens da publicidade em elevadores?

A mídia em elevadores é uma forma de marketing offline que se destaca, especialmente, quando é usada como complemento da sua estratégia global.

Veja quais são os motivos!

Índice de visualização elevado

Normalmente, as pessoas não têm muito para onde olhar quando estão dentro de um elevador. Assim, os conteúdos nos painéis digitais acabam se tornando um foco natural da atenção. Então as mensagens transmitidas neles são absorvidas de maneira espontânea, sem muito esforço.

Ligado a essa questão, as telas em elevadores costumam trazer informações rápidas, como clima, notícias ou comunicados do próprio prédio, além dos anúncios. Isso colabora para que o público enxergue o material não somente como uma propaganda, mas como parte do contexto. 

Alta segmentação

Os anúncios em elevadores podem ser muito bem segmentados. Dessa maneira, dá para divulgar o seu negócio em locais que o seu público-alvo costuma frequentar, característica que aumenta as chances de conversão.

Por exemplo, se você possui uma empresa que tem produtos ou serviços de ticket elevado, pode anunciar em elevadores de condomínios de alto padrão. Ou ainda, em shoppings voltados para o público A ou B. 

Com soluções como o Aqui Ads, essa tarefa se torna fácil. Em nossa plataforma de autosserviço você consegue escolher regiões, horários e até perfis de prédios nos quais a campanha OOH será exibida.

Repetição diária

Em prédios, há diversas pessoas circulando diariamente em elevadores. Em muitos casos, elas utilizam esse sistema de transporte mais de uma vez, por exemplo, para se deslocar ao trabalho e depois para retornar para casa.

Nesse cenário, empresas podem impactar potenciais compradores mais de uma vez, além de reforçar sua mensagem e se fixar na mente das pessoas, mesmo que indiretamente.

Veja também: OOH: um canal que pode transformar sua estratégia de marketing

Acessibilidade

Outro aspecto interessante desse tipo de publicidade é que ela não é restrita apenas a grandes empresas. Pequenos e médios negócios conseguem aproveitar bem essa forma de mídia offline.

Imagine uma academia que abre as portas em um bairro novo. Ao anunciar em elevadores de condomínios da região, ela consegue se apresentar justamente para quem está mais perto de se tornar cliente. 

Da mesma maneira, uma clínica odontológica pode se tornar familiar para moradores de prédios próximos antes mesmo da primeira consulta. Esse impacto direto no cotidiano faz da mídia em elevadores uma solução acessível, que gera reconhecimento e ainda estimula a intenção de compra.

Complemento ao marketing digital

Embora as estratégias no ambiente digital sejam importantes, as empresas não precisam depender somente delas. Nesse sentido, a mídia OOH surge como um complemento, reforçando o trabalho feito nos canais online.

Por exemplo, potenciais clientes podem ver um anúncio no Instagram e reencontrar a mesma marca no elevador do prédio onde moram ou trabalham. Esse segundo contato fortalece a lembrança, transmite confiança e ajuda a empresa a se fixar no imaginário das pessoas.

Ainda, você pode usar cupons e chamadas para ação que conectam o offline ao online. Essa integração torna as campanhas de marketing mais completas, consistentes e eficientes.

Como usar a mídia em elevadores a favor da sua empresa?

Para explorar todo o potencial da mídia em elevadores, é fundamental considerar os seguintes pontos:

  • tenha clareza quanto ao objetivo com esse tipo de publicidade: gerar tráfego, divulgar uma promoção, reforçar a marca etc.;
  • escolha bem os locais de veiculação dos anúncios: avalie bairros, tipos de condomínio e fluxo de moradores;
  • use mensagens claras e visuais: nesse tipo de mídia, o tempo de exposição é curto, logo, quanto mais direto, melhor;
  • combine canais: as campanhas podem ser ainda mais efetivas se você alinhá-las ao digital, por exemplo, levando as pessoas para o site ou as redes sociais da empresa, via QR Code.

Com atenção a esses pontos, é possível evitar erros, desperdícios e transformar a veiculação de cada campanha em elevadores em um investimento inteligente.

A mídia em elevadores é uma solução que reúne inovação e custo acessível. Ela oferece proximidade, relevância e praticidade para marcas que buscam ser lembradas. Ao inserir a sua empresa no cotidiano das pessoas, você gera impacto e cria conexões que fazem diferença nas decisões de consumo.

Tem interesse em anunciar o seu negócio em elevadores? Conheça a plataforma do Aqui Ads e comece a criar suas campanhas!


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