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Marketing turístico: o que é e por que se preparar para o final do ano?

O marketing turístico ajuda a aproveitar oportunidades em negócios relacionados a viagens, sendo uma abordagem que se destaca em momentos de demanda mais elevada. Um exemplo é o final do ano, em que muitas pessoas buscam destinos para aproveitar a temporada.

Portanto, a empresa que deseja explorar essa época para impulsionar os resultados precisa conhecer estratégias que colaboram para atrair a atenção de quem faz turismo e vender mais. Como resultado, os negócios aumentam o faturamento e podem até ter clientes que retornam e fazem indicações.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o marketing turístico e verá como se preparar para ter um bom desempenho no final do ano. Acompanhe!

O que é marketing turístico?

O marketing turístico é a abordagem baseada na promoção e divulgação de soluções relacionadas a esse setor. Elas podem ser serviços, experiências ou destinos de viagem, relacionando-se com esse momento da vida das pessoas.

Para tanto, é necessário ter estratégias para atrair e envolver quem deseja viajar, impactando suas decisões sobre local, hospedagem, passeios e atividades. O foco está em movimentar esse setor, incentivando a demanda por produtos e serviços.

O marketing turístico pode ser entendido como a ponte entre o desejo do viajante e as ofertas do mercado. Ele envolve compreender os perfis e comportamentos dos turistas, identificar o que os motiva e transformar essas informações em campanhas e ações que despertem interesse.

Dessa maneira, não se trata apenas de divulgar destinos, produtos ou serviços, mas de criar narrativas que conectem o público às experiências que ele busca viver.

Quais são as vantagens da abordagem?

Ter ações eficientes de marketing turístico é essencial para negócios ligados ao setor, como hotéis, pousadas, agências de viagens, restaurantes e atrações locais. Ele auxilia a captar a atenção de visitantes e aumentar a visibilidade das cidades e das empresas relacionadas à experiência.

Como resultado, estratégias eficientes são capazes de gerar mais vendas, especialmente em períodos estratégicos. Nesse contexto, o marketing turístico contribui para fortalecer a imagem e a identidade de marcas e destinos, tornando-os mais reconhecidos e desejados.

Abordagens como valorizar aspectos culturais, históricos e naturais ampliam a conexão emocional do visitante com o local. Ainda, elas podem ajudar a criar memórias positivas que estimulam o retorno e a indicação do destino para conhecidos.

Assim, o marketing turístico pode ter resultados imediatos, mas também construir uma reputação duradoura para regiões e negócios ligados ao setor.

Por que ter estratégias de marketing turístico para o final do ano?

O final do ano é um dos períodos mais movimentados para o setor de turismo. As férias escolares, os feriados prolongados, as festas de Natal e Réveillon e até o clima de celebração coletiva fazem com que muitas pessoas estejam dispostas a viajar.

Essa é uma temporada propícia para quem deseja explorar novos destinos e viver experiências diferentes. Vale destacar que se trata de um momento em que as pessoas tendem a ter mais dinheiro disponível por conta do 13º salário e das bonificações de fim de ano.

Logo, esse é um momento estratégico para que negócios do setor invistam em marketing turístico e aproveitem o aumento da demanda para chamar a atenção do público. Nesse contexto, quem prepara campanhas específicas tem mais chances de atrair clientes e se destacar da concorrência.

Como criar uma estratégia eficiente para a temporada?

Para aproveitar ao máximo a movimentação do final do ano, é fundamental planejar cada etapa da sua estratégia de marketing turístico. 

Veja como construir ações eficazes e atrativas para os turistas na temporada!

Conheça o seu público-alvo

Antes de criar uma campanha, entenda quem são os turistas que você deseja atingir. Analise perfis, preferências, comportamentos de viagem e poder aquisitivo. O público de um hotel de luxo que promete sofisticação é diferente de um hostel, que vende uma experiência dinâmica e intimista.

Com essas informações, você tem condições de direcionar ofertas e mensagens que interessem às pessoas certas, tornando a comunicação mais precisa e aumentando as chances de conversão. Além disso, uma boa segmentação favorece a satisfação do cliente, incentivando o seu retorno e indicação.

Crie experiências exclusivas

As viagens a passeio costumam gerar expectativas nas pessoas e serem lembradas, portanto, o foco está em criar experiências marcantes. Desenvolva pacotes, atividades, produtos e eventos que tenham uma proposta única.

Algumas possibilidades são um passeio personalizado, atendimento diferenciado ou experiências culturais imersivas, que valorizem o que a região ou a sua solução têm de exclusivo. Proporcionar essas vivências é indispensável para quem trabalha com turismo.

Estabeleça parcerias estratégicas

Colaborações com empresas locais, restaurantes, agências de transporte, atrações turísticas e influenciadores podem ampliar o alcance da sua campanha. Essas parcerias permitem criar ofertas mais completas para uma experiência integrada para o cliente, beneficiando a todos os envolvidos.

Utilize as redes sociais

As plataformas digitais são fundamentais para divulgar campanhas, gerar engajamento e criar expectativa antes da viagem. Muitas pessoas pesquisam na internet sobre o local antes de viajar e um bom conteúdo tende a ser o primeiro contato com o cliente.

Logo, ter fotos, vídeos e stories interativos ajuda a inspirar e motivar o turista a escolher seu destino ou serviço. Adicionalmente, o marketing nas redes sociais permite segmentar anúncios e mensurar resultados, ajustando ações para aumentar a eficácia.

Tenha estratégias de OOH marketing

Complementar campanhas digitais com ações offline, como telas de propaganda digital, banners em pontos estratégicos e eventos locais, reforça a comunicação.

Mesmo com a virtualização das atividades, o marketing das ruas, também chamado de OOH (Out of Home), continua sendo relevante. Ele tem destaque, por exemplo, para quem acaba de chegar a uma cidade e tende a estar mais atento a tudo.

Essas ações permitem alcançar turistas desde o aeroporto, além de abranger o trânsito, os passeios e outros momentos da viagem. Assim, a mídia OOH consegue despertar interesse imediato e criar uma conexão mais concreta com o público, potencializando os resultados da temporada.

Como foi possível ver, o marketing turístico é importante para empresas se destacarem na alta temporada e aproveitarem as oportunidades de impulsionar os resultados. Para tanto, aplique as estratégias que você conheceu neste artigo.

Você quer aprender mais sobre marketing e estratégias para a sua empresa se diferenciar no mercado? Então nos siga nas redes sociais — estamos no LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube!