O setor de alimentação é um dos mais competitivos do mercado. Esses estabelecimentos disputam diariamente a atenção de centenas de consumidores que buscam praticidade, qualidade e experiências diferenciadas.
Uma maneira de fazer o negócio se destacar é investir em publicidade local. Nessa estratégia de marketing, a proximidade é um fator decisivo para restaurantes atraírem clientes no seu bairro. Nesse contexto, o Aqui Ads se apresenta como uma solução acessível e inovadora.
Quer entender a importância do marketing local para restaurantes e como anunciar no bairro pelo Aqui Ads? Confira!
Por que investir em marketing local para restaurantes?
Nem sempre oferecer uma boa comida é suficiente para ter sucesso no setor gastronômico. Afinal, o cliente precisa conhecer o seu negócio — e sem uma boa divulgação no bairro ou região ao redor do estabelecimento, dificilmente isso acontece.
Portanto, o investimento em marketing local para restaurantes permite aumentar a visibilidade do seu negócio. Por meio de campanhas online e offline, é possível alcançar um público mais amplo, apresentando o ambiente, o menu e as promoções que o estabelecimento oferece.
Além disso, o marketing contribui para a construção de um relacionamento sólido com os clientes. Ao comunicar regularmente novidades, promoções exclusivas e histórias por trás dos pratos ou do próprio restaurante, cria-se um senso de comunidade e pertencimento.
Com uma presença constante na rotina das pessoas, seu restaurante pode se tornar referência. Com o tempo, o negócio tem a possibilidade de construir uma clientela fiel e defensora natural do estabelecimento.
Quais estratégias os médios e pequenos negócios podem adotar?
Para médios e pequenos negócios, o marketing offline — como o uso de mídia OOH (out of home) — em torno do bairro faz sentido, especialmente se aliado a estratégias online. Afinal, é nele que se encontram os potenciais consumidores.
Quando um cliente vê o seu anúncio no caminho de casa, no ônibus ou no elevador do trabalho, ele tende a sentir mais vontade de conhecer e experimentar sua comida. Essas ações fortalecem a lembrança de marca, até mesmo sem que o consumidor perceba que foi impactado.
Esse tipo de publicidade ainda traz vantagens, como:
- alcance regional: você não está falando com uma cidade inteira, mas com as pessoas que moram, trabalham e circulam a poucos metros do estabelecimento;
- demanda imediata: um anúncio bem-feito, com uma imagem irresistível do seu prato principal ou promoção, pode desencadear a decisão de compra na hora;
- construção de familiaridade: quanto mais vezes o cliente é impactado visualmente, maior a probabilidade de ele escolher seu restaurante quando sentir fome;
- complemento às estratégias digitais: anúncios OOH reforçam a mensagem vista em redes sociais, aplicativos de delivery ou campanhas online.
Ao investir em estratégias OOH focadas no bairro, o seu restaurante fortalece sua marca localmente e cultiva um relacionamento de proximidade e confiança com os moradores. Essa conexão genuína impulsiona o engajamento e a fidelização dos clientes.
O que é o Aqui Ads e como ele funciona?
O Aqui Ads foi criado no meio da pandemia de Covid-19, justamente para simplificar o acesso de pequenos e médios negócios à mídia OOH. Afinal, esses negócios estavam entre os que mais encontravam dificuldades no período, em razão das medidas de distanciamento social.
Com isso, criamos uma plataforma 100% digital para o empreendedor criar, contratar e gerenciar campanhas publicitárias de forma prática e direta. Funciona assim: em vez de você ter que negociar em cada ponto de anúncio, conosco, você escolhe a região, as datas e as mídias disponíveis.
Além de definir a data de início, é preciso escolher o período de duração da campanha (2, 4, 12 ou 24 semanas). Já em relação às mídias disponíveis, trabalhamos com telas digitais e estáticas em elevadores, shoppings, transportes, aeroportos e outros locais.
Feitas essas escolhas, basta enviar o arquivo de imagem ou vídeo com a propaganda, ou criá-la com ajuda de uma ferramenta de IA (inteligência artificial) integrada à nossa plataforma. Assim, você tem total liberdade para fazer um anúncio criativo e que combine com sua marca.
Depois, é a hora de escolher o método de pagamento, como Pix, cartão de crédito ou boleto (para compras acima de R$ 2 mil). Após realizá-lo e recebermos a confirmação, a sua campanha será exibida nas datas e locais que você selecionou.
Vale mais a pena anunciar em mídia OOH ou aplicativos de entrega?
Desde 2020, nota-se uma ascensão do uso de plataformas de entrega no país, especialmente no segmento alimentício. Segundo levantamento da Ticket, em 2024, 40% dos brasileiros tinham o hábito de pedir comida via delivery e 11% faziam de uma a dois pedidos por semana.
Nesse sentido, é comum o dono de restaurante se perguntar se vale mais a pena anunciar em mídia OOH ou em aplicativos de entrega. A dica é que você não precisa escolher entre um deles, podendo estar presente em ambos.
Isso porque, nós, do Aqui Ads, fizemos uma parceria com o iFood — a maior plataforma de delivery da América Latina — que pode ampliar ainda mais o alcance em sua região. Inclusive, em 2024, participamos do evento iFood Move, reforçando nosso papel como aliado da plataforma.
Essa união amplia ainda mais as possibilidades de marketing para restaurantes. Veja os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio!
Integração de estratégias online e offline
Restaurantes presentes no iFood podem potencializar resultados ao unir o alcance digital com a força da mídia OOH no bairro. Essa combinação estimula visitas presenciais e pedidos via aplicativo, criando múltiplos pontos de contato e fortalecendo a lembrança da marca no dia a dia.
Campanhas mais completas
Ao combinar a força do delivery com a exposição local, os restaurantes conseguem atingir diferentes perfis de consumidores. Essa abordagem multicanal aumenta o impacto das ações, diversifica as oportunidades de conversão e maximiza o retorno sobre o investimento em marketing.
Maior credibilidade
Trabalhar com o Aqui Ads e o iFood ajuda os restaurantes a se comunicarem melhor com seus clientes, transmitindo credibilidade e segurança. Afinal, há mais chances de um consumidor comprar quando o negócio está em uma plataforma em que ele já confia.
Neste post, você viu que o marketing local para restaurantes é uma estratégia valiosa para quem deseja aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes. Então considere usar a nossa plataforma para divulgar suas campanhas em mídias OOH no seu bairro, buscando resultados concretos.
Quer saber mais detalhes sobre a parceria entre o Aqui Ads e o iFood? Acesse o nosso site e ganhe um desconto exclusivo na contratação!


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