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OOH eficiente: como fortalecer a marca sem cansar

Fortalecer a marca é essencial para as empresas criarem um diferencial competitivo ao serem lembradas pelo público. Esse destaque permite ao negócio ganhar mais autoridade e se tornar uma referência no seu mercado.

Nesse sentido, há diversas estratégias de marketing que contribuem com esse objetivo, como o investimento em mídia out-of-home (OOH). Porém, elas devem ser exploradas de maneira inteligente para não cansar a audiência.

Quer saber como é possível usar o OOH estrategicamente no seu planejamento de marketing? Descubra como fortalecer sua marca com esse tipo de mídia sem gerar saturação!

O que é OOH e qual a importância da repetição na publicidade?

Como você viu, o OOH é a sigla para out-of-home — ou mídia fora de casa, em tradução livre. Ele consiste em formatos de publicidade feitos em espaços urbanos, como outdoors, painéis digitais, relógios de rua e mídia em transportes.

Esse tipo de mídia se destaca em estratégias de marketing porque oferece presença constante. Enquanto anúncios digitais podem ser ignorados com um clique, o OOH está frequentemente no campo de visão do público. 

Para entender melhor, imagine uma pessoa que está esperando o ônibus no ponto. Enquanto aguarda, se houver um painel digital com anúncios na parada, ela será impactada por diferentes marcas. 

Desse modo, mesmo sem interação ativa, a mídia OOH possibilita contato recorrente com a mensagem e fortalece a percepção de marca. Afinal, aquele anúncio é capaz de permanecer no imaginário das pessoas, podendo gerar uma relação com a empresa depois.

Voltando ao exemplo do ponto de ônibus, considere que uma pessoa viu um anúncio de um restaurante ali. Mesmo que ela não tome uma atitude imediata, aquela propaganda pode despertar o interesse de fazer um pedido no delivery ao chegar em casa — naquele ou em outro dia. 

Outro aspecto essencial é a repetição. Quando o consumidor vê o mesmo anúncio diversas vezes em seu trajeto diário ou durante a semana, a probabilidade de memorizar a marca aumenta, criando lembrança espontânea em situações de compra.

Além do branding estratégico, o OOH ajuda a transmitir credibilidade. Estar presente em avenidas movimentadas ou em outros locais estratégicos reforça a imagem de solidez e confiança. Para o consumidor, uma marca que ocupa espaços de destaque é percebida como mais relevante.

A repetição do OOH pode gerar saturação? 

A repetição é uma das maiores forças do OOH. Por outro lado, quando usada exageradamente, ela pode produzir o efeito contrário. Em vez de reforçar a lembrança da marca, essa exposição acaba se tornando cansativa e perdendo o impacto.

O desgaste acontece quando o público passa tantas vezes pela mesma peça que deixa de enxergá-la. O olhar se acostuma ao estímulo e a mensagem passa a ter menos relevância. 

Um cenário similar acontece em outros formatos de anúncio. Uma marca que está sempre com propagandas na TV ou uma empresa que aparece no feed do Instagram do usuário exageradamente pode gerar esse cansaço. 

Entretanto, o risco não é apenas a perda de impacto. Se o usuário passar a se incomodar com os anúncios, é comum haver uma associação negativa. Assim, a marca sai das preferências dessa pessoa. 

Como fortalecer a marca com OOH sem cansar?

O desafio do OOH está no equilíbrio. A marca não precisa estar em todos os lugares a todo momento, mas sim encontrar o ponto certo entre repetição e inovação. 

Aprenda como fazer isso!

Ter mais criatividade nas peças

O primeiro passo é usar mais a criatividade na hora de montar as peças. Isso não significa que todas elas precisam ser únicas ou surgirem de ideias brilhantes. É possível só trocar imagens, cores ou frases, enquanto a identidade visual — como logo, paleta de cores e slogan — permanece igual.

Com isso, a campanha continua transmitindo a mesma identidade e seguindo os seus objetivos de marketing, mas de forma renovada. O público tem contato com diferentes estímulos, sem deixar de reconhecer a marca.

Alternar formatos e locais de exibição

Outra estratégia é diversificar os pontos de contato. Investir somente em outdoors fixos, por exemplo, pode limitar a eficiência da campanha. Vale a pena combinar painéis digitais, mobiliário urbano, mídia em transporte público etc.

Por exemplo, com o Aqui Ads, você anuncia em pontos de ônibus, praças públicas, shoppings, elevadores, clínicas e outros locais estratégicos. Em cada um desses espaços, o formato da tela e o tipo de exibição podem ser diferentes.

Em caso de clínicas ou elevadores, as pessoas estão paradas, com mais tempo para ler. Com isso, há espaço para campanhas em vídeo ou com mensagens maiores. Já na rua, com as pessoas em movimento, o anúncio deve ser de mais fácil entendimento. 

A variedade, tanto de criativos quanto de locais e formatos, proporciona novas experiências visuais à audiência. Além disso, ela reforça a presença da marca em diferentes momentos do cotidiano sem ser, necessariamente, repetitivo. 

Leia também: 12 Estratégias de marketing local para aumentar a visibilidade da sua marca! 

Integrar o OOH com canais digitais

O impacto do OOH é maior quando conectado a outros canais. Uma campanha de rua reforçada por posts em redes sociais, anúncios digitais e ações em pontos de venda cria uma experiência integrada para o público, fortalecendo a consistência da mensagem.

O consumidor que vê a marca em um outdoor e, mais tarde, reconhece os mesmos elementos no feed do Instagram ou em um banner online, sente familiaridade.

Usar dados de audiência para otimizar a programação

Também é importante usar dados para planejar melhor as campanhas. Informações como fluxo de pessoas, horários de maior movimento e perfis de público por região permitem decisões mais estratégicas.

Com o Aqui Ads, você tem acesso a essas e outras métricas em tempo real. Logo, é possível medir o impacto das campanhas e planejar os próximos passos. 

Para ilustrar, imagine uma marca de bebidas lançando uma nova linha de energéticos. Em vez de usar sempre o mesmo conteúdo, ela cria diferentes versões do anúncio. Uma destaca o sabor, outra fala da energia extra e uma terceira mostra o preço competitivo.

Essas peças aparecem em diferentes pontos da cidade, sendo reforçada com conteúdos nas redes sociais que repetem os elementos visuais. Como resultado, a marca se mantém presente no dia a dia das pessoas durante um período específico, sem ser percebida como cansativa.

Fortalecer a marca é fundamental para se destacar diante da concorrência — e o OOH é estratégico para aumentar o reconhecimento da empresa. Por isso, aplique essas boas práticas para evitar que a repetição se transforme em saturação. 

Quer saber mais sobre o potencial da mídia OOH no seu plano de marketing? Veja como criar suas campanhas conosco!