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Onde anunciar suas campanhas OOH? 5 Dicas para decidir!

Você pode ter uma campanha perfeita, com uma mensagem forte e um visual chamativo. Entretanto, se não souber onde anunciar, é provável que poucas pessoas a vejam e, se virem, não se interessem pelo anúncio. 

Quando o assunto é mídia OOH (Out of Home), a localização é primordial. A escolha dos pontos de exibição das suas ações faz a diferença entre ser notado e ignorado. Mesmo com investimentos e uma equipe experiente, uma escolha errada afeta seus resultados.

Por isso, vale compreender o que diferencia um ponto de mídia OOH comum de um local estratégico — aquele capaz de gerar impacto e resultados reais. Confira 5 dicas para acertar na escolha!

Por que o local da campanha faz diferença nos seus resultados?

Escolher onde anunciar é muito mais do que saber onde existem painéis ou outdoors disponíveis. Afinal, não basta estar nas ruas — é necessário aparecer onde o seu público está e em pontos que conseguem influenciar a decisão de compra.

Entenda como a tarefa de determinar os locais de anúncios impacta os resultados das estratégias de mídia OOH!

Alcance das ações

Um ponto de mídia OOH relevante não se define apenas pelo fluxo de pessoas, mas pelo potencial de expor sua mensagem ao público certo, na hora certa. De nada adianta investir em locais de alto movimento se quem passa por ali não tiver relação com a sua marca.

Por isso, o alcance precisa ser pensado de forma estratégica — considerando o perfil de quem circula na região, o tempo de exposição ao anúncio e até o tipo de trajeto (de passagem ou de permanência). Assim, consegue maximizar seus resultados.

Lembrança da marca

A lembrança da marca depende, entre outros fatores, da frequência com que o público vê a sua mensagem e do contexto em que ela aparece. Dessa maneira, anunciar em ambientes com alta circulação e onde o público passa mais tempo ajuda a reforçar o efeito na memória.

Considere os elevadores em prédios comerciais. Diariamente, pessoas passam minutos neles, olhando para os painéis digitais e assimilando a mensagem.

Com o tempo, a marca presente nesses espaços é fixada naturalmente pelo consumidor, gerando familiaridade e confiança.

Retorno do investimento

Saber onde divulgar suas soluções é uma forma de ter campanhas bem posicionadas e converter mais vendas. Mesmo com um orçamento enxuto, você tem a chance de obter retorno. Basta que seus anúncios estejam nos pontos certos.

Quando você escolhe locais alinhados ao comportamento do seu público, a probabilidade de transformar aquele impacto em ação aumenta bastante. Refletir sobre isso leva ao crescimento de visitas no seu estabelecimento, compras ou interações nas redes sociais. Você não precisa gastar muito, mas deve investir corretamente.

Quais são os locais mais promissores para divulgar ações OOH?

Na hora de decidir onde anunciar, muitas marcas se limitam a pensar em outdoors tradicionais. Embora eles gerem efeitos positivos, é importante ter em mente que a mídia OOH é plural, oferecendo oportunidades em diversos ambientes. 

Veja onde o Aqui Ads está presente e quais são os pontos mais estratégicos para divulgar sua empresa!

Shopping centers

Os shoppings são pontos ideais para atingir o consumidor quando ele já está propenso a comprar. Além disso, esses estabelecimentos recebem públicos diversos, permitindo a segmentação de campanhas por perfil e horário.

Pense em um painel na entrada do estacionamento ou próximo às escadas rolantes — locais de grande visibilidade. Eles influenciam a decisão de compra. Dessa forma, se você vende roupas, eletrônicos ou cosméticos, por exemplo, esses são lugares excelentes para estar presente.

Clínicas e laboratórios

Os locais voltados aos cuidados com a saúde são bons para empresas que desejam alcançar um público preocupado com bem-estar, qualidade de vida ou beleza. Por exemplo, uma marca de vitaminas ou um plano de saúde pode investir em painéis internos nas salas de espera de clínicas.

Esses pontos também são indicados para anúncios institucionais ou educativos. Afinal, o clima nesses espaços favorece o compartilhamento de mensagens informativas que passem confiança.

Pontos de ônibus e estações de metrô

Ao refletir sobre onde anunciar suas campanhas, não ignore pontos de ônibus e estações de metrô — assim como o espaço nos próprios meios de transporte. O tempo de espera e de deslocamento dos passageiros oferece oportunidades para exibir sua marca.

Aqui, o grande destaque fica por conta do enorme fluxo diário de pessoas de diferentes perfis de consumo. 

Elevadores em prédios comerciais e residenciais

Já pensou em anunciar em ambientes fechados, com tempo de espera e poucas distrações? Os elevadores oferecem essa possibilidade. Trata-se de um formato que funciona muito bem em prédios comerciais ou residenciais, dependendo da natureza da campanha e dos produtos oferecidos.

Ruas de grande movimento

A presença em vias urbanas movimentadas ainda é um dos principais trunfos do OOH tradicional. Um outdoor ou painel digital bem posicionado em uma avenida com alto fluxo diário tende a marcar presença na rotina do público, tornando-se referência visual da região.

Uma dica é escolher locais onde o trânsito costuma ficar mais lento ou com semáforos demorados. Assim, as pessoas têm mais tempo para observar o anúncio.

Como escolher onde anunciar campanhas? Confira 5 dicas!

Definir onde anunciar suas iniciativas OOH é a base do sucesso ou do fracasso de uma ação de marketing. Embora determinar locais possa parecer complexo, existem estratégias que facilitam essa escolha.

Conheça 5 dicas do Aqui Ads e escolha os melhores pontos da cidade para divulgar a sua marca! 

1. Avalie o perfil do público-alvo

Antes mesmo de pensar no formato do anúncio ou em quanto investir nele, você precisa identificar quem é o seu público. Sua marca deve compreender quais são os hábitos do seu cliente ideal, onde ele circula, o que consome e como se informa.

Considerar o estilo de vida, o comportamento e o tipo de linguagem que mais geram conexão com seu público faz toda a diferença nos resultados. Esses dados direcionam onde anunciar e como se comunicar com o consumidor.

Por exemplo, se você quer alcançar jovens universitários, posicione sua campanha em pontos de ônibus próximos a faculdades e bares. Neles, use mídias visualmente atrativas, com toques de humor e informalidade que conseguem chamar a atenção do público-alvo.

Agora, se o seu objetivo é atingir executivos, vale mais a pena mirar em prédios comerciais, academias e estações de metrô em regiões empresariais. Aqui, a abordagem deve ser mais direta, objetiva e com foco em benefícios concretos.

2. Identifique áreas de grande circulação

Saber onde o consumidor está é importante. Igualmente relevante é entender quais são os locais com maior volume de pessoas com o perfil que você deseja impactar.

Centros comerciais, avenidas principais, terminais e cruzamentos são pontos naturalmente vantajosos para ações de marketing. Porém, cada cidade e tipo de negócio tem suas próprias áreas estratégicas — exigindo um olhar atento à rotina local.

3. Considere quais são os horários de pico

Nem todo local tem o mesmo fluxo o dia inteiro. Há áreas com maior circulação pela manhã e outras no final da tarde, por exemplo. Existem também pontos que ganham a preferência do público em momentos bem específicos, como no almoço ou aos finais de semana.

Se a sua ação de marketing estiver ativa durante um período do dia em que o local está vazio, o impacto será prejudicado, certo? Saber onde anunciar passa por identificar quando fazer isso.

4. Diversifique sua campanha entre diferentes tipos de mídia externa

Combinar diferentes formatos de mídia OOH aumenta o alcance da sua iniciativa de marketing, reforça a mensagem dela e cria múltiplos pontos de contato com o público. Para tanto, distribua suas ações em diversos pontos da cidade.

Combine outdoors em vias movimentadas, painéis digitais em shoppings, telas em academias e anúncios em transporte público — tudo dentro da mesma campanha.

Essa é uma estratégia para gerar familiaridade e fortalecer a presença da empresa no cotidiano das pessoas. Quando o consumidor começa a ver mais a sua marca, ele naturalmente se lembra dela ao escolher onde consumir.

5. Integre a estratégia OOH com mídias digitais

A mídia OOH não precisa atuar sozinha. Aliás, isolar suas ações pode limitar o alcance e os resultados dela. Para evitar que isso aconteça, integre sua campanha em pontos físicos com os canais digitais.

Desse modo, sua empresa amplia a visibilidade dos anúncios, facilita a conversão e traz métricas mais claras de retorno. Alguns exemplos são:

  • inserir links curtos nos painéis físicos: leve o público para uma página de compra, um vídeo ou uma ação promocional;
  • criar anúncios nas redes sociais com a mesma segmentação geográfica dos pontos OOH: reforce a mensagem tanto nas ruas quanto no digital;
  • oferecer promoções exclusivas para quem viu o anúncio nas ruas: disponibilize códigos para cupons;
  • convidar o público a interagir com a marca: incentive postagens com uma hashtag, imagem ou emoji que remete à campanha física.

Neste conteúdo, você aprendeu como a escolha de onde anunciar impacta o sucesso das suas campanhas. Com as 5 dicas vistas, a sua empresa está apta a colocar em prática a mídia OOH e colher bons resultados.

Quer começar agora mesmo a aplicar o que você viu? Conheça os anúncios do Aqui Ads e use a mídia offline a favor da sua marca!