Um marketing eficiente é essencial para professores e empresas que vendem cursos. Afinal, não basta oferecer um bom conteúdo, é preciso ter divulgação estratégica para atrair o público certo e criar uma reputação sólida no mercado.
Nesse sentido, a publicidade educacional é capaz de melhorar os resultados da empresa. Boas práticas aumentam a visibilidade, favorecem relacionamentos duradouros e contribuem para crescimento e lucratividade.
Quer descobrir 5 estratégias práticas de marketing para vender cursos e ampliar a sua presença no mercado? Continue lendo para conferir!
Qual é a importância do marketing no setor educacional?
O marketing é fundamental para a construção da marca e da reputação da empresa. Diante da ampla oferta de cursos disponíveis, apenas oferecer um bom conteúdo não é suficiente — é preciso divulgá-los estrategicamente para atrair e engajar alunos.
No setor educacional, as campanhas eficientes colaboram para fidelizar a base de alunos, reforçando o seu compromisso de valor. Elas melhoram o relacionamento com o público, ajudam a aumentar a percepção de poder da marca e favorecem indicações.
Considere que empresas ou professores que vendem cursos, em geral, precisam conquistar o respeito no mercado. O motivo é que as pessoas buscam aprender com fontes e metodologias confiáveis.
Nesse contexto, as boas práticas de marketing se refletem nos resultados da instituição, com mais matrículas e relações mais duradouras. Entre as consequências estão o aumento da lucratividade e a expansão do negócio.
5 Estratégias práticas de marketing para vender cursos
Sabendo da importância do marketing na área da educação, vale a pena conhecer as 5 estratégias para vender mais cursos e melhorar o posicionamento no mercado.
Confira!
1. Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem um papel importante para quem vende cursos. Na abordagem, em vez de apenas oferecer um produto ou serviço, você compartilha conhecimento gratuitamente em diferentes formatos, como:
- artigos;
- vídeos;
- posts em redes sociais;
- podcasts;
- newsletters.
Essa é uma estratégia para criar uma relação de confiança com o público, fazendo com que ele perceba sua autoridade no assunto e capacidade de ensinar bem. Desse modo, a chance de a pessoa acreditar que seu curso completo pode otimizar o aprendizado é alta.
Além disso, o marketing de conteúdo melhora a visibilidade da sua marca. Quando você publica materiais relevantes com frequência, as suas chances de ser encontrado em pesquisas do Google e nas redes sociais aumentam.
Logo, serão mais pessoas conhecendo o seu trabalho e interagindo com sua proposta. Também vale destacar que esse tipo de marketing não é invasivo, pois ele não está focado em forçar a venda.
A modalidade cria uma jornada natural de interesse. O aluno em potencial primeiro encontra seu conteúdo, depois passa a acompanhar mais de perto e, por fim, considera investir no curso porque reconhece valor no que você oferece.
2. Tenha presença ativa nas redes sociais
Se você quer se destacar na internet, precisa marcar presença nas redes sociais. Plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e LinkedIn ajudam você a se conectar diretamente com o público e ser enxergado como referência no assunto.
Mas, para ter um bom resultado, você deve manter uma presença consistente. Para isso, é preciso se adaptar ao formato e estilo de cada rede, definindo as melhores mídias e abordagens.
Algumas possibilidades são dicas rápidas, caixinha de perguntas, trechos do seu curso, lives, enquetes, recortes da rotina da escola ou da organização do professor. Além de postar, interaja com o público. Procure responder comentários, tirar dúvidas e criar conversas para gerar confiança.
3. Crie campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing permite uma comunicação mais personalizada e próxima com o público, sendo um canal de interação direta. Nele, você pode compartilhar novidades sobre cursos, oferecer materiais exclusivos, enviar lembretes de inscrições e até apresentar descontos ou promoções.
A estratégia funciona melhor quando você segmenta sua lista de destinatários, enviando mensagens específicas para diferentes grupos de pessoas. A classificação pode ser de acordo com o interesse ou estágio no funil de vendas.
Por exemplo, quem já consumiu seu conteúdo gratuito pode receber convites para webinars ou minicursos. Enquanto isso, novos contatos recebem materiais introdutórios sobre a metodologia.
Ademais, mantenha uma frequência consistente e respeitosa. Evite encher a caixa de entrada com mensagens todos os dias, o que pode gerar incômodo, porém, não tenha grandes intervalos entre as interações. Planeje envios estratégicos que agreguem valor e fortaleçam o relacionamento.
4. Invista em anúncios pagos
O marketing orgânico é importante, mas você pode impulsionar os resultados a partir dos anúncios pagos. Plataformas como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads permitem segmentar o público, mostrando suas ofertas para quem tem maior chance de se interessar.
A abordagem oferece resultados mais imediatos e ajuda a alcançar pessoas que não veriam as suas campanhas sem impulsionamento. Essa é uma alternativa que pode ter diferentes objetivos, por exemplo:
- divulgar um novo curso ou o período de matrículas;
- conquistar mais seguidores;
- aumentar o engajamento em uma campanha;
- fortalecer a presença digital.
É imprescindível ter clareza sobre o objetivo, pois ele orientará a elaboração das peças, a definição das plataformas mais adequadas e a forma de segmentar o público.
5. Explore a mídia de rua
É necessário reconhecer a importância do meio digital para a sua divulgação. No entanto, a mídia de rua, ou OOH (out of home), é uma ferramenta poderosa para fortalecer a estratégia e alcançar seu público.
Esse tipo de campanha pode ocorrer por outdoors, busdoors, painéis e displays em espaços de grande circulação. Com os formatos certos, sua marca chama a atenção e reforça a presença na rotina das pessoas.
A mídia OOH atinge um público amplo e diversificado, sendo capaz de gerar lembrança de marca e aumentar a credibilidade do seu curso. Afinal, é comum que as pessoas confiem mais em mídias mais tradicionais, especialmente quando as campanhas são bem posicionadas.
Nesse caso, o anúncio deve ser claro, visualmente atraente e direto. O objetivo é transmitir a proposta de valor do curso em segundos.
Com as 5 estratégias que você conheceu, sua empresa de cursos poderá fortalecer o marketing e ter bons resultados nesse mercado. A abordagem correta ajuda a alcançar novos clientes e a manter relações mais longas com quem já está matriculado na escola.
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