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Tela de propaganda digital: aprenda como anunciar fora de casa (OOH)!

Com a digitalização das atividades, o marketing evoluiu, apresentando diferentes modos de se comunicar com o público. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não foram só as campanhas online que se modificaram, pois a publicidade externa ganhou formatos renovados.

Um exemplo é a tela de propaganda digital, que combina visibilidade, interatividade e inovação, permitindo atingir o público de forma segmentada e impactante. Elas estão presentes em locais estratégicos, aumentando as chances de gerar bons resultados.

Quer saber mais sobre as telas de propaganda digital e descobrir como utilizar os anúncios fora de casa com essa modalidade? Continue a leitura para conferir!

O que são telas de propaganda digital?

As telas de propaganda digital, chamadas de digital signage, fazem parte da mídia OOH (out of home) — a publicidade que acontece fora de casa, nas ruas. Elas são painéis que ficam em locais como estabelecimentos comerciais, rodoviárias e aeroportos.

Essas estruturas podem exibir notícias, informações úteis, entretenimento e anúncios. O seu objetivo é atrair a atenção do público, por exemplo, em um momento de espera, usando recursos chamativos. Para tanto, são utilizados vídeos e fotos de alta resolução, em formatos atraentes.

Além de viabilizarem a exibição de conteúdos dinâmicos, essas telas oferecem a vantagem de atualização rápida e remota. Como resultado, é possível alterar mensagens de acordo com horários, públicos ou campanhas específicas.

As telas de publicidade também podem ser programadas para transmitir diferentes conteúdos ao longo do dia. O fator proporciona maior flexibilidade e personalização na comunicação da marca.

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Quais são os principais tipos de telas de propaganda digital?

As telas de propaganda digital podem ser de diferentes tipos. Conhecê-los ajuda na escolha da melhor abordagem para a sua empresa. 

Veja exemplos!

Publicidade externa

A publicidade externa, ou outdoor digital signage, abrange as estruturas digitais em ambientes abertos. Elas são projetadas para ter grande visibilidade e resistência a fatores externos, como sol e chuva.

São exemplos os telões de LED em fachadas e rodovias, painéis em grandes vias e totens de rua posicionados em calçadas, praças ou entradas de prédios. Nesse caso, a prioridade é alcance e impacto imediato.

Por essa razão, o conteúdo costuma ser direto e de fácil leitura. A propaganda é elaborada com poucas palavras, contraste alto e elementos que funcionam mesmo a distância. Em telões de grandes dimensões, a mensagem trabalha questões como:

  • reconhecimento de marca;
  • lançamentos;
  • chamadas de tráfego para canais digitais.

Publicidade interna

Em ambientes fechados — indoor digital signage —, as telas digitais são voltadas a um público que tende a ter um período de permanência maior. São pessoas com intenções específicas, como comprar, circular e esperar. Alguns exemplos de ambientes adequados à abordagem são:

  • shoppings;
  • lojas e supermercados;
  • academias;
  • hospitais. 

Na proposta, há como segmentar mais a programação por horário, perfil e contexto. O marketing pode explorar displays em pontos de vendas ou soluções interativas, como cardápios virtuais.

Em quais locais elas podem ser inseridas?

As telas de propaganda digital conseguem ser eficientes tanto em ambientes internos quanto nos externos. Portanto, essa é uma estratégia abrangente, com potencial de atender a diferentes focos para o marketing.

Algumas possibilidades são shoppings, ruas movimentadas, transportes públicos e eventos. Cada proposta demanda uma estratégia diferente para aproveitar melhor o potencial dessas telas para os objetivos da empresa.

Quais são as vantagens da modalidade para o marketing OOH?

As telas de propaganda digital permitem que as empresas se comuniquem com criatividade. Por combinar tecnologia, visibilidade e segmentação, o formato se tornou parte relevante das campanhas de marketing OOH.

Confira as principais vantagens!

Visibilidade

As telas de propaganda digital garantem que sua marca seja vista em locais estratégicos e com grande fluxo de pessoas. Diferentemente de outros meios, a exposição é constante e pode alcançar diferentes públicos ao longo do dia, aumentando o reconhecimento da marca.

Interatividade

Alguns tipos de digital signage viabilizam a interação direta com o público por meio de toques ou comandos integrados a aplicativos. Essa troca aproxima o consumidor da marca, deixa a experiência participativa e contribui para captar dados sobre o engajamento.

Impacto no consumidor

Conteúdos dinâmicos, com vídeos, animações e imagens de alta qualidade, chamam atenção e estimulam a memória visual. Essa combinação de criatividade e localização certa faz com que a mensagem seja percebida mais efetivamente, influenciando decisões de compra e a percepção de valor da marca.

Mensuração de resultados

Ao contrário de mídias tradicionais estáticas, as telas digitais podem ser monitoradas a partir de métricas. Algumas ferramentas auxiliam a analisar a quantidade de pessoas impactadas e as conversões obtidas.

A captação por sensores de movimento ajuda a rastrear interações e o fluxo de pessoas. Há plataformas de anúncios que oferecem métricas sobre engajamento. 

Ainda, existe a opção de fazer comparações com períodos anteriores ou pontos sem sinalização digital para analisar o impacto da campanha.

A empresa pode ter as suas pesquisas, por exemplo, perguntando para o consumidor como ele conheceu a marca. Essas informações dão a possibilidade de identificar as ações mais efetivas e os ajustes necessários.

Integração com campanhas online

O digital signage não precisa funcionar isoladamente em sua estratégia de marketing. Ele pode complementar campanhas digitais, reforçando mensagens veiculadas em redes sociais, e-mails ou sites.

Algumas ideias são direcionar o público para ações online, como cadastros, downloads ou promoções. Essa integração colabora para criar um ciclo contínuo de comunicação entre o ambiente físico e o virtual, potencializando os resultados do marketing.

Possibilidade de ajuste em tempo real

Um dos desafios das mídias OOH costuma ser a dificuldade de atualização da campanha enquanto ela está em curso. No entanto, a evolução das soluções e a digitalização das atividades proporcionam mais flexibilidade nas ações.

No caso das telas de propaganda digital, a empresa consegue fazer ajustes em tempo real, alterando informações. Como resultado, o marketing fica sempre atualizado conforme o momento do negócio.

Redução de custos com materiais impressos

Outra vantagem das telas de propaganda digital é a economia em relação aos materiais impressos. Com elas, não há necessidade de produzir outdoors, cartazes ou folhetos físicos a cada campanha ou alteração de mensagem.

Essa redução de gastos com impressão e logística representa um investimento mais eficiente e previsível para a empresa. A partir de uma única ação, ela alcança um número significativo de pessoas.

Além disso, a diminuição do uso de materiais descartáveis contribui para práticas mais sustentáveis, alinhando marketing e responsabilidade ambiental. A possibilidade de atualizar conteúdos remotamente, sem desperdício, reforça o compromisso da marca com a inovação sustentável.

Como criar campanhas eficazes com a tela de propaganda digital?

Chegou a hora de entender como transformar as telas de propaganda digital em campanhas eficazes. Para esse fim, planeje cada etapa, garantindo que a mensagem tenha o impacto desejado.

Aprenda a criar suas ações de marketing nesse formato!

Defina os objetivos da campanha

Antes de qualquer ação, tenha clareza sobre o que você deseja alcançar, pois os seus objetivos orientam todas as decisões e permitem medir os resultados com eficiência. Afinal, como verificar se uma ação teve um bom desempenho sem saber qual era o resultado esperado?

Esse tipo de estratégia de mídia OOH pode ser escolhido para metas como:

  • aumentar as vendas;
  • gerar reconhecimento de marca;
  • promover um novo produto ou serviço;
  • divulgar uma ação ou evento específico;
  • aumentar o tráfego no site.

Considere que a mensagem deve ser direta, então o foco certo é indispensável para uma campanha bem-sucedida. Caso a ideia seja vender mais, por exemplo, o destaque pode ser a qualidade, a exclusividade, o preço do produto ou outro diferencial que o faça ser mais atraente.

Contudo, se o objetivo for aumentar o reconhecimento da marca, a proposta tende a ser mais direcionada aos resultados da empresa, cases de sucesso e tempo no mercado.

Escolha os melhores locais

A escolha do local certo é fundamental para o sucesso da campanha. Cada ambiente possui características próprias e atrai diferentes perfis de público. 

Por exemplo:

  • telas em avenidas movimentadas atingem muitas pessoas rapidamente, sendo interessantes para campanhas de reconhecimento de marca ou lançamentos;
  • totens em praças, entradas de prédios ou calçadas propiciam uma interação mais próxima, sendo válidos para promoções e captação de leads;
  • campanhas em shoppings, supermercados ou academias atingem consumidores que permanecem mais tempo no local, aumentando a atenção à mensagem. Essas são boas alternativas quando há conteúdo interativo e direcionamento para o site.

Adicionalmente, analisar o fluxo de pessoas e os horários de maior circulação ajuda a posicionar a mensagem estrategicamente. Um bom planejamento geográfico aumenta as chances de o investimento gerar retorno e a marca ser vista pelo público certo.

Desenvolva um conteúdo visual atraente

O apelo visual e o dinamismo são elementos centrais para as mídias OOH, especialmente no caso da tela de propaganda digital. Nesse formato, o público reage ao que chama a atenção. Logo, investir em um conteúdo atraente faz a ação sobressair.

Elementos como tipografia legível, mensagens curtas e chamadas diretas aumentam a eficácia, especialmente em outdoors e telões de grandes dimensões. Também é necessário escolher bem as cores, priorizando alternativas que dialoguem com a marca e conquistem o olhar do público.

Verifique a incidência de luz, a velocidade das transições e outros detalhes que deixem a mensagem legível no tempo médio em que as pessoas estarão em contato com a tela.

Alinhe a campanha à identidade da marca

As cores devem ter sentido para a identidade visual da marca. Além disso, cada campanha deve refletir a personalidade e os valores da empresa. Assim, ela tem consistência na comunicação e fortalece o reconhecimento.

Perceba o diferencial que você deseja transmitir — por exemplo, modernidade, tecnologia, sofisticação ou preço baixo, entre outros. Com esse cuidado, fica mais fácil pensar na melhor maneira de se comunicar.

Considere que a coerência entre mensagem, identidade visual e posicionamento da marca ajuda o público a confiar na empresa. Ainda, esse é um modo de despertar a atenção das pessoas certas — aquelas que buscam o tipo de solução que você oferece.

Estabeleça a frequência de exibição

A repetição é importante, mas precisa ser estratégica. Defina quantas vezes e em quais horários cada conteúdo será exibido. Dessa forma, você assegura o alcance da campanha, porém, sem gastar além do necessário ou saturar a imagem.

Vale a pena buscar um equilíbrio entre frequência e variedade, mantendo o público interessado sem que fique entediado ou incomodado com o excesso. Em locais com fluxo intenso, a mesma mensagem pode ser repetida diversas vezes ao longo do dia.

Por outro lado, em ambientes internos e de período de permanência maior, a programação pode variar de acordo com perfis de público em horários diferentes.

Conte com uma ferramenta eficiente

Ferramentas especializadas tornam a gestão de campanhas em telas digitais mais prática. Plataformas como o Aqui Ads permitem programar conteúdos remotamente, escolher os pontos de exibição mais adequados e personalizar as ações com a ajuda de inteligência artificial.

Com a ferramenta, você pode fazer ajustes com facilidade, como trocar uma mensagem de promoção, adaptar conteúdos para horários específicos ou responder a eventos inesperados. A tecnologia transforma o digital signage em um recurso ágil, inteligente e estratégico.

Monitore os resultados

Nenhuma campanha digital está completa sem análise de desempenho. É essencial acompanhar métricas como alcance, engajamento, interações e conversões.

Existem ferramentas que ajudam na análise de resultados e você pode realizar pesquisas rápidas com o público, perguntando como conheceu a marca. A partir desses dados, você consegue identificar o que funciona, otimizar conteúdos e ajustar horários ou locais. Isso torna cada campanha mais eficaz e o investimento mais direcionado.

Com esta leitura, você já pode começar a usar a tela de propaganda digital na estratégia de marketing, fortalecendo a publicidade OOH do seu negócio. Como foi possível aprender, ela oferece vantagens em diversos objetivos e é aplicável com facilidade, a partir de recursos modernos.

Quer começar a implementar o marketing OOH com eficiência em seu negócio? Conheça a solução do Aqui Ads e marque presença onde seu público está!