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12 Estratégias de marketing local para aumentar a visibilidade da sua marca!

Quando o assunto é aumentar a visibilidade de uma marca, geralmente a primeira opção é o investimento em estratégias digitais. Porém, existe uma solução tão relevante quanto essa para esse propósito que nem todo mundo considera: o marketing local.

Esse tipo de marketing contribui para destacar empresas. Para além de divulgar produtos ou serviços, ele ajuda a criar conexões reais com as pessoas que circulam por áreas onde a marca está. Isso costuma se refletir em mais clientes, vendas e faturamento.

Quer saber sobre essa estratégia e como aproveitá-la em prol do seu negócio? Então continue acompanhando o conteúdo para conferir 12 ações de marketing local essenciais para empresas!

O que é marketing local?

O marketing local é um conjunto de ações e estratégias pensadas para impactar consumidores em uma região específica. Seu foco está em quem mora, trabalha ou frequenta o bairro ou a cidade onde a empresa se encontra ou deseja alcançar.

Por meio dessa publicidade local, empresas podem consolidar sua presença, aumentar as chances de reconhecimento e conseguir mais negócios. Isso costuma acontecer porque as pessoas passam a enxergar a loja ou o estabelecimento como parte da comunidade em que vivem.

Qual é a importância do marketing local para empresas?

O marketing local é uma estratégia de grande valor para os negócios por colocar as marcas em evidência. Como consequência, ele é capaz de tornar a empresa uma referência na região em que ela atua.

Na prática, o marketing regional ajuda os negócios a atrair mais clientes, fidelizar consumidores e se diferenciar da concorrência. Dessa forma, ele colabora diretamente para os ganhos e o desempenho de empresas.

Restaurantes, clínicas, mercados, salões de beleza e escritórios, por exemplo, dependem fortemente de clientes próximos. Nesse cenário, campanhas de marketing local bem direcionadas podem fazer a diferença entre ser lembrado ou passar despercebido.

É válido ressaltar que esse tipo de marketing é particularmente interessante para pequenas e médias empresas. O motivo é que ele permite competir com grandes marcas usando a proximidade e a personalização como diferencial. 

A estratégia complementa tanto o marketing offline quanto as campanhas digitais, criando uma experiência integrada. Com essa combinação, os negócios têm a chance de crescer com maior presença e eficiência e obter melhores resultados.

Em vez de tentar abraçar o mundo, o marketing regional visa atingir o público certo, no lugar correto. A característica aumenta as chances de conversão e pode até reduzir custos.

Como aplicar o marketing local? Confira 12 estratégias valiosas!

Agora que você conhece o marketing local e sua importância para negócios, vale a pena aprender estratégias para colocá-lo em prática. 

Confira as 12 principais!

1. Faça parcerias com negócios locais

Fazer parcerias com empresas da mesma região é uma maneira eficaz de unir forças e aumentar o alcance de ambos os negócios. Pode ser um café que indica uma loja ou uma clínica que recomenda uma academia ou uma farmácia.

Essas colaborações funcionam bem porque o público já está ali e confia na marca que realiza a indicação. O segredo está em pensar em trocas que façam sentido e beneficiem os dois lados. Vale desde divulgar o parceiro no ponto de venda até oferecer promoções conjuntas. 

Além de aumentar a visibilidade da marca parceira, a estratégia estimula a economia da vizinhança e mostra que a empresa valoriza o comércio da região.

Veja também: Venda mais em 2025 com marketing digital e OOH

2. Crie ofertas e promoções exclusivas

Realizar campanhas promocionais voltadas para quem está fisicamente próximo da empresa é outra estratégia para ampliar a visibilidade de uma marca. Uma ideia é oferecer vantagens exclusivas para moradores de determinado bairro ou visitantes de locais estratégicos.

Por exemplo, uma pizzaria pode dar um desconto para quem apresentar um comprovante de residência da região. Ou uma academia oferecer aulas experimentais para quem trabalha no prédio ao lado. 

Essas ações funcionam como um mecanismo prático de engajamento com a comunidade. Com elas, é possível posicionar a marca como parte do cotidiano local e até aumentar a fidelização de clientes.

3. Marque presença em eventos da comunidade

Patrocinar ou participar de feiras, festas de bairro e eventos esportivos é uma das formas mais tradicionais e eficazes de aumentar a visibilidade de uma marca. A presença onde o seu público está mostra que a empresa se importa com o que acontece por ali.

Seja com um estande, brindes, sorteios ou apenas a exibição do seu nome nos materiais do evento, essa é uma oportunidade de fortalecer vínculos. Adicionalmente, a estratégia gera proximidade e confiança, ampliando o engajamento com a comunidade local.

4. Invista em cartões de visita e materiais físicos

Apesar do avanço digital, materiais impressos ainda são importantes no marketing offline. Cartões de visita, panfletos e banners continuam sendo úteis para divulgar informações rápidas como endereço, telefone e redes sociais. Contudo, eles precisam ser pensados estrategicamente.

Em um cartão de visitas ou um banner, você pode incluir um QR code que leve a pessoa para o site, WhatsApp ou redes sociais da empresa. Já em um panfleto, há como divulgar produtos ou serviços e adicionar um cupom de desconto exclusivo para incentivar a pessoa a fazer uma compra.

Esses materiais auxiliam a manter os negócios visíveis mesmo fora do ponto de venda. É o tipo de detalhe que contribui para o reconhecimento e ajuda a manter empresas na mente do cliente.

Cabe ressaltar que, além de pensar na mensagem, é fundamental distribuir esses materiais físicos em pontos estratégicos. Esse cuidado colabora diretamente para ampliar o alcance e a visibilidade da marca.

5. Seja parceiro de influenciadores locais

Muitos empreendedores pensam que influenciadores devem ter milhões de seguidores para gerar impacto em uma campanha de colaboração. Mas saiba que microinfluenciadores da região possuem um bom engajamento por estarem próximos do público que você deseja alcançar.

Portanto, essa é mais uma das estratégias de marketing local que você deve considerar. Esses microinfluenciadores locais têm visibilidade e costumam ser enxergados como confiáveis na comunidade. Quando eles falam bem de um produto ou serviço, isso tem um peso real para quem os acompanha.

Contratar esses parceiros viabiliza ganhar credibilidade e aumentar o alcance local da mensagem. Por exemplo, uma cafeteria pode convidar um influenciador da região para mostrar novidades no cardápio. Essa ação conecta a marca diretamente com quem circula pelo bairro ou cidade.

6. Tenha um perfil completo e atualizado no Google Meu Negócio

O marketing local não se limita a ações na região na qual o seu negócio está. Existem estratégias no ambiente online úteis para aumentar a visibilidade da sua empresa e levar potenciais clientes até ela. 

Uma delas envolve o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Com ela, você consegue criar uma ficha com informações-chave sobre a sua empresa, como nome, endereço, telefone e horário de funcionamento.

Os dados podem aparecer para as pessoas tanto em pesquisas feitas no buscador do Google quanto no Google Maps, oferecendo maior visibilidade e potencial de negócios. Afinal, a ferramenta fornece informações básicas para que potenciais clientes entrem em contato ou se desloquem até o seu estabelecimento.

Vale destacar que há dois pontos principais sobre essa estratégia que você deve considerar:

  • mantenha a ficha do seu negócio sempre completa e atualizada;
  • incentive os consumidores a deixar avaliações na sua ficha (o Google Meu Negócio permite que pessoas façam comentários e deem notas de uma a cinco estrelas).

Essas avaliações podem colaborar diretamente para a credibilidade, reputação e até as vendas da sua empresa. A razão é que muitas pessoas olham essa informação antes de visitar um estabelecimento ou fazer uma compra.

7. Invista em anúncios geolocalizados

Outra estratégia de marketing local que você pode aplicar no ambiente digital é criar anúncios geolocalizados (segmentados por localização). Trata-se de um recurso útil para atrair quem está próximo do estabelecimento.

Plataformas como Google Ads e Meta for Business permitem delimitar a exibição de anúncios para cidades e bairros específicos. Como resultado, é possível evitar desperdício de investimento, já que você alcança exatamente o público que tem mais chance de se tornar cliente.

8. Promova ações de relacionamento com a comunidade

Ações de relacionamento são outra estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca e elas não precisam ser caras e nem complexas. Basta usar a criatividade.

Observe alguns exemplos:

  • uma loja pode oferecer água ou café para quem passa;
  • um pet shop tem a opção de promover feiras de adoção;
  • um estabelecimento pode criar um ponto de coleta de roupas no inverno para doação.

Somando-se à implementação de ações desse tipo, é válido estar presente em projetos sociais, mutirões ou atividades comunitárias. A participação nessas iniciativas ajuda a fortalecer a imagem da sua empresa. 

Ainda, vale apoiar campanhas de arrecadação ou colaborar para escolas e associações, por exemplo. Além de reforçar o vínculo com a comunidade, esse envolvimento mostra responsabilidade social, cria conexões genuínas e estimula a recomendação boca a boca, um dos modos mais eficazes de divulgação regional.

9. Crie programas de fidelidade

Criar programas de pontos ou benefícios exclusivos para clientes da região é uma estratégia que costuma aumentar o retorno. Um cartão fidelidade simples, que oferece um brinde ou um desconto após determinado número de compras, estimula a frequência e reforça a fidelização do cliente.

Esse tipo de ação é especialmente importante para negócios de consumo recorrente, como salões de beleza, restaurantes, lojas de cosméticos e distribuidoras de água e gás. A relação contínua gera confiança e consolida a presença local.

10. Ofereça experiências únicas

Uma boa experiência gera lembrança e satisfação. Logo, pense em maneiras criativas de surpreender os seus clientes. Pode ser um atendimento personalizado, um ambiente diferenciado ou um mimo inesperado.

O que importa é fazer com que a visita à sua loja ou ao seu estabelecimento seja diferente das demais. Esse cuidado incentiva a volta, estimula a propaganda boca a boca e reforça a fidelização de clientes.

Tenha em mente que quem mora ou trabalha perto pode voltar sempre. Quanto mais memorável for a primeira experiência, maiores são as chances de isso acontecer.

11. Aproveite datas comemorativas regionais

Explorar datas festivas da sua cidade ou região é uma forma criativa de se aproximar do público e ampliar a visibilidade da sua marca. Eventos como aniversários do município, festas tradicionais e feriados locais permitem campanhas exclusivas.

Ações desse tipo demonstram que o seu negócio valoriza a cultura da comunidade e geram conversas, reforçando sua presença na memória coletiva.

12. Use a mídia OOH para impactar pessoas onde elas circulam

Por fim, outra estratégia para trabalhar a visibilidade e a presença da sua marca localmente é usar a mídia OOH (Out Of Home). Essa é uma solução que permite veicular anúncios em espaços como estações de trem e metrô, outdoors, pontos de ônibus e relógios de rua.

Com a mídia OOH, os seus anúncios são mostrados em lugares de grande circulação, quando as pessoas (e potenciais clientes) estão na rua, no transporte e outros pontos. Assim, a sua marca passa a ser vista, reconhecida e lembrada com naturalidade.

Mas como usar esse tipo de mídia, na prática? Para essa tarefa, você pode contar com o Aqui Ads, uma plataforma que permite que empresas de todos os portes anunciem em diferentes ambientes com simplicidade.

Com a plataforma do Aqui Ads, você escolhe os locais em que deseja divulgar o seu negócio e cria toda a campanha com poucos cliques. O processo pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular e possibilita veicular anúncios em diversos pontos com praticidade.

Com ações simples, foco no público certo e presença nos canais adequados, o marketing local se torna um motor de crescimento para empresas de todos os tamanhos. O segredo está em ser lembrado pelas pessoas que vivem perto do seu negócio, o que é viável com as 12 estratégias que você viu.

Quer marcar presença nos pontos certos da sua região e impactar mais pessoas no seu bairro? Conheça o Aqui Ads e crie agora sua campanha geolocalizada!


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