Você já ouviu falar em Semana do Cliente e Dia do Consumidor? Essas são duas datas relevantes para o comércio e o marketing, mas que muitas vezes são confundidas. Na prática, elas têm origens diferentes e acontecem em épocas do ano distintas.
Esses eventos são oportunidades para os estabelecimentos melhorarem os seus resultados e conquistarem novos clientes. Logo, vale a pena saber como aproveitar as datas da melhor maneira, indo além dos resultados pontuais para favorecer o crescimento das vendas.
Neste artigo, você verá a diferença entre a Semana do Cliente e o Dia do Consumidor e aprenderá como aproveitá-los estrategicamente para vender mais. Confira!
Qual é a importância das datas comemorativas para o marketing?
As datas comemorativas — como Semana do Cliente, Dia do Consumidor, Black Friday e outros eventos semelhantes — são importantes para movimentar o comércio. Eles impactam a decisão de compra dos consumidores e criam oportunidades para impulsionar as vendas.
Porém, diante de tantas ofertas, o marketing tende a ser um diferencial para as empresas se destacarem e conquistarem a atenção do público. Por isso, os lojistas precisam investir em ações, estratégias bem direcionadas e iniciativas internas que garantam uma boa experiência ao consumidor.
Com um trabalho completo e estruturado, os resultados das datas especiais deixam de ser apenas pontuais, aumentando as chances de fidelização e de crescimento das vendas no longo prazo. Afinal, esses momentos são oportunos para apresentar as soluções da empresa a um público mais amplo.
Nesse contexto, ter um bom alinhamento entre a equipe de marketing e o planejamento interno da loja eleva o potencial de resultados, que são capazes de se estender para outros períodos.
Essas datas permitem testar novas campanhas, ajustar a comunicação com diferentes perfis de público e coletar dados sobre comportamento de consumo. Com essas informações, o marketing pode aprimorar as ações ao longo do ano e antecipar tendências de mercado.
Leia mais: Quer ser visto? Esteja onde as pessoas estão!
Qual é a relevância dessas datas para o comércio?
Como você viu, o marketing pode aproveitar as datas comemorativas para definir as suas estratégias. As empresas se beneficiam desses eventos quando se preparam corretamente para a sua chegada, usando cada temporada para impulsionar os resultados.
Veja algumas das vantagens que podem ser aproveitadas!
Atrair mais consumidores
As datas comemorativas, como a Semana do Cliente, tendem a gerar um aumento natural no interesse do público por promoções e condições especiais. Isso significa que mesmo pessoas que não conheciam a marca ou não tinham intenção de compra podem ser impactadas pelas campanhas.
Dessa forma, as datas funcionam como um portão de entrada, ampliando a base de clientes e criando oportunidades de relacionamento.
Vender estoques parados
Além de atrair público, esses períodos são estratégicos para dar saída a produtos encalhados ou que perderam apelo comercial ao longo do tempo. A criação de promoções libera espaço no estoque para itens novos, reduz perdas e transforma mercadorias paradas em receita imediata.
Fortalecer a marca
As datas comemorativas são uma chance de mostrar consistência e identidade. Uma empresa que participa ativamente desses momentos transmite dinamismo, proximidade com o consumidor e alinhamento ao mercado.
Mais do que vender, trata-se de reforçar o posicionamento, demonstrando que a marca é confiável e está atenta às necessidades do cliente e presente nos momentos de maior relevância comercial.
O que é o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor é um evento promocional que acontece anualmente no dia 15 de março. Apesar de estar ligado ao comércio e às iniciativas de vendas, a sua criação teve como foco a proteção aos direitos do consumidor.
A data foi inspirada em um discurso feito em 1962 por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos. Ele focou em reforçar a importância dos direitos básicos de quem consome, abrangendo a sua segurança e acesso à informação, por exemplo.
Assim, a comemoração de 15 de março foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), como um modo de fortalecer a ideia apresentada pelo ex-presidente. No entanto, o evento se estende aos dias que antecedem a data, em que acontece a Semana do Consumidor.
Esse se tornou um período promocional adotado por outros países, inclusive o Brasil. São realizadas ofertas em diversos produtos e serviços, viabilizando oportunidades para quem deseja obter melhores condições nas compras.
Trata-se de um evento estratégico para o comércio, pois ele está distante das épocas em que as vendas são mais elevadas, como Black Friday, em novembro, e Natal, em dezembro. Como resultado, a Semana do Consumidor pode ser considerada uma “miniBlack Friday” no primeiro semestre.
Por conta dessa proposta de valorização dos direitos do consumidor, a abordagem deve ter um cuidado maior com a ética e a transparência, realizando ofertas responsáveis.
O que é Semana do Cliente?
Enquanto o Dia do Consumidor tem origem internacional e foco na proteção dos direitos, a Semana do Cliente é um evento de iniciativa brasileira que ocorre em setembro. Os dias de promoções existem desde 2017, com a proposta de aproximar o comércio e o público, celebrando essa relação de parceria.
A ideia é fortalecer o vínculo e proporcionar experiências diferenciadas, movimentando o comércio — já que essa é uma época sem datas de vendas fortes. Nesse sentido, trata-se de mais uma oportunidade de colocar os estabelecimentos em evidência e aumentar os ganhos.
Um dos pontos interessantes da Semana do Cliente é que ela é capaz de aumentar a abertura no contato com o consumidor, valorizando a relação. Ainda, algumas lojas usam a temporada como uma “pré-estratégia” para a Black Friday.
Nesse sentido, as empresas podem utilizar o período para testar abordagens e se preparar internamente para a época mais intensa de movimentos, que ocorre em novembro e dezembro.
Como aproveitar essas datas estrategicamente?
Você viu que o Dia do Consumidor e a Semana do Cliente tendem a ser oportunidades para as empresas impulsionarem os seus resultados em épocas que têm menos apelo comercial. Então isso deve ser feito com estratégia.
Conheça práticas que ajudam a obter um melhor desempenho nesses momentos!
Planeje-se para os eventos
O planejamento viabiliza campanhas consistentes e evita improvisos. Com isso, você estuda as possibilidades financeiras de baixar os preços sem ter prejuízos e pode planejar o estoque, evitando falta de produtos.
Adicionalmente, com uma organização antecipada, você verifica a necessidade de contratar mais funcionários ou ajustar o horário de funcionamento, favorecendo a experiência positiva do público.
Uma jornada agradável para o cliente é fundamental para a fidelização tanto na internet quanto fora dela. Tenha em mente que problemas técnicos ou falhas no atendimento podem comprometer a credibilidade da marca.
Conceda bons descontos
Para aproveitar a data, vale a pena oferecer bons descontos. Muitas pessoas comparam os preços em outras épocas e se sentem frustradas quando percebem que não houve uma redução real, o que acaba prejudicando a imagem do negócio.
Personalize as ofertas
A empresa pode investir na personalização das ofertas baseada no histórico de compras e interesses dos clientes, ampliando as chances de conversão. Considere se diferenciar com benefícios adicionais, como frete grátis, brindes ou condições especiais de pagamento.
Invista no marketing
Não adianta ter ótimas ofertas se o público não souber delas. Como você aprendeu, as datas têm um papel importante para o setor de marketing, que busca fazer campanhas eficientes para impulsionar a ação.
A comunicação precisa ser bem trabalhada antes e durante os dias de promoções. Para tanto, é necessário ter múltiplos canais e alinhar a mensagem à valorização do consumidor para reforçar a confiança.
Verifique quais são os meios mais relevantes conforme o perfil do seu público, explorando redes sociais e as mídias offline, se a loja for física. Entenda o que é preciso para chegar às pessoas que não conhecem o seu negócio, usando essa oportunidade para sobressair.
Aqui, uma dica é anunciar em telas de elevador. Conforme pesquisa Kantar e IBOPE, 92% das pessoas gostam de ver anúncios de empresas do bairro onde moram e trabalho e 95% e se locomoveriam até 8 quarteirões para aproveitar uma promoção.
Essa é uma mídia acessível em custos e processo de contratação em plataformas como o Aqui Ads, permitindo que a sua empresa aproveite essa oportunidade para impulsionar as vendas.
Ofereça um bom atendimento
A qualidade do atendimento faz parte de uma experiência positiva. Respostas rápidas, uma equipe treinada e disponibilidade para resolver dúvidas ou problemas são aspectos que influenciam na satisfação do cliente.
Além disso, um atendimento acolhedor cria a sensação de cuidado e respeito, fazendo com que o consumidor associe a marca a confiança e segurança.
Tenha estratégias de pós-venda
Se o objetivo for aproveitar os eventos para construir relações duradouras, é válido ter estratégias de pós-venda. Alguns caminhos são enviar mensagens de agradecimento, fazer pesquisas de satisfação, acompanhar o uso do produto e criar ofertas personalizadas em compras futuras.
Essa atenção aumenta as chances de fidelização, fortalece a reputação da marca e pode transformar compradores ocasionais em clientes recorrentes.
Como você viu, o Dia do Consumidor e a Semana do Cliente são oportunidades para movimentar o comércio, fortalecer o relacionamento com o público e consolidar a imagem da marca no mercado. Portanto, encarar essas ocasiões com estratégia eleva as chances de criar vínculos sólidos e sustentáveis.
Você gosta de dicas como as que foram apresentadas neste artigo? Siga o Aqui Ads nas redes e acompanhe as novidades — estamos no Instagram, YouTube e Spotify!
Deixe um comentário